Centro Cultural Famodou Konatê

Famoudou Konatê – Mestre Percussionista da Tradição Malinkê e pai de Fanta Konatê

Considerado o Mestre dos Mestres do Djembê, nasceu em 1940, foi iniciado na música de sua aldeia natal desde a infância e aos 19 anos já excursionava pelo mundo como Primeiro Solista do “Ballets Africains” - Balé nacional da República da Guiné, onde permaneceu por 26 anos (59 a 85). Compôs a maior parte de seu repertório, sendo considerado o melhor Balé da África e um dos melhores do mundo, fazendo uma única apresentação no Brasil (Rio de Janeiro) em 1968. Famoudou deixa o balé em 1985 e inicia sua carreira solo, gravando pelo Museu de  Berlim e sendo condecorado como professor honorário de “Didática e Prática de Música Africana” pela Universidade de Berlim.  Saiba mais em www.famoudoukonate.com
 
O que é o Centro Cultural Famoudou Konatê?
Núcleo de pesquisa, difusão e intercâmbio cultural, que desenvolve diversas ações, cursos e eventos para promover a arte e cultura Malinkê, principalmente a música, a dança e os costumes da região do Hamaná, na República da Guiné.

Histórico  

Pesquisa de 2000 a 2002 na Guiné, realizando no Brasil, cursos e workshops de percussão e dança, oficinas em diversas cidades (Florianópolis, Campo Grande, Rio de Janeiro, Brasília), palestras vivenciais para professores da rede pública e terceiro setor, Jantares Africanos no Sesc e restaurantes, workshops na Guiné, curadoria de projetos e mostra de vídeos. 

Estrutura

Composto por escola itinerante de música e dança do Oeste Africano, produtora de eventos e acervo multimídia. 

Serviços
  • Cursos e workshops de dança e percussão Africana
  • Palestras Vivenciais sobre a República da Guiné (música e dança, Império de Mali, Independência) lei 10.639 – escolas e grupos.
  • Jantares Africanos
  • Mostra de Filmes, Shows e Vídeos
  • Intercâmbio com Artistas e Personalidades da Guiné
  • Viagem Cultural à Guiné
  • Projetos  e curadoria envolvendo a Cultura do Oeste Africano – Quilombos, Agricultura, Documentários, Balé Africano, Livro/CD de histórias infantis, Festival.
 
Instituto África Viva | ©